A FNQ - Fundação Nacional da Qualidade disponibiliza dicas para difundir seu modelo de excelência em gestão entre pequenas e médias empresas.

Com o intuito de ajudar a avaliar resultados e planejar melhorias em micro e pequenas empresas, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) oferece, em parceria com Sebrae, Gerdau e Movimento Brasil Competitivo (MBC), um conjunto com 12 dicas de aprimoramento de gestão. As dicas se baseiam no Modelo de Excelência de Gestão defendido pela FNQ.

Confira as 12 dicas da FNQ para auxiliar as micro e pequenas empresas:

1. Conheça e ouça os clientes - Agrupe os tipos de clientes com características similares. Identifique e analise suas necessidades e ofereça serviços ou produtos adequados a esses grupos. Divulgue produtos e serviços no canal mais adequado. Promova avaliações periódicas do nível de satisfação e crie um meio de comunicação para ouvir as reclamações e sugestões – para, a partir daí, identificar oportunidades de melhoria.

2. Preocupe-se com o meio ambiente e seja socialmente responsável - Fique ciente dos danos que as atividades e instalações da empresa causam ao meio ambiente. Controle o consumo de água, energia elétrica e papel e descarte corretamente sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens. Promova ações e projetos sociais, conscientizando e envolvendo os colaboradores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentado.

3. Tenha a melhoria contínua como meta – Promova a melhoria por meio da inovação dos produtos, serviços, processos e métodos de gestão, a partir das contribuições de colaboradores e de informações obtidas externamente (com outras empresas, concorrentes, universidades, centros de pesquisa, associações, rede de relacionamentos, etc). Isso contribui para o aumento da competitividade da empresa.

4. Estabeleça sua missão, visão e valores – Toda empresa deve estabelecer e disseminar sua missão, visão e valores entre os colaboradores para que todos persigam os mesmos ideais e saibam o que os dirigentes esperam.

5. Tenha um planejamento estratégico – Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores e sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender. Isso permite posicionar a organização de forma competitiva e garantir a sua continuidade.

6. Faça a gestão das pessoas - Defina claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia do trabalho em equipe. Disponibilize ações de capacitação com base num plano de treinamento para desenvolver habilidades e conhecimentos.

7. Promova a qualidade de vida - Adote ações que garantam o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, promovendo um ambiente favorável à realização do trabalho.

8. Controle o desempenho – A empresa deve estabelecer indicadores e metas que permitam controlar as principais e analisar o desempenho do negócio. Esses indicadores e metas precisam contemplar aspectos relacionados a finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, colaboradores e questões ambientais.

9. Faça o controle financeiro – Utilize o fluxo de caixa e um plano orçamentário para, no mínimo, um ano.

10. Organize as informações – As informações necessárias para a execução das atividades da empresa, análise e condução dos negócios devem estar definidas e organizadas por um sistema padronizado. A empresa deve compartilhar as informações a fim de permitir a execução adequada das funções.

11. Faça benchmarking – Obtenha informações comparativas de outras empresas do mesmo segmento, com o objetivo de adotar novas práticas de melhoria.

12. Execução de atividades – As principais atividades da empresa devem ser executadas de acordo com padrões definidos, a partir de requisitos legais, da descrição de processos e de informações sobre as necessidades do cliente.

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