Em qualquer tipo de negócio é possível identificar vários tipos de cliente, e conhecer cada um deles pode facilitar muito o atendimento e as chances de satisfazê-los. Durante este primeiro ano da Bella Vida, identifiquei alguns perfis de pessoas que costumam visitar e buscar clínicas de estética.
O cliente vaidoso
Ele sempre quer saber sobre todos os produtos que estão sendo usados e cada detalhe do procedimento. Como é muito exigente, geralmente se afeiçoa a uma esteticista, com quem faz todos os seus agendamentos. Por isso faça de tudo para que essa funcionária esteja disponível. Isso trará também um reconhecimento e destaque profissional para ela.
Ele sempre quer saber sobre todos os produtos que estão sendo usados e cada detalhe do procedimento. Como é muito exigente, geralmente se afeiçoa a uma esteticista, com quem faz todos os seus agendamentos. Por isso faça de tudo para que essa funcionária esteja disponível. Isso trará também um reconhecimento e destaque profissional para ela.
O cliente desligado
Esse cliente chega à clínica por meio de alguma promoção em sites, como os de compra coletiva. Nem sabe o que realmente está comprando, mas gosta da foto de divulgação e do preço. Ele entra, faz o tratamento, mas raramente dá continuidade. Para conquistá-lo, não deixe que ele saia sem antes explicar a importância daquele serviço e o que ele pode ganhar e conquistar se continuar a realizá-lo. Tente mostrar também outros procedimentos que possam ter mais a cara dele.
Esse cliente chega à clínica por meio de alguma promoção em sites, como os de compra coletiva. Nem sabe o que realmente está comprando, mas gosta da foto de divulgação e do preço. Ele entra, faz o tratamento, mas raramente dá continuidade. Para conquistá-lo, não deixe que ele saia sem antes explicar a importância daquele serviço e o que ele pode ganhar e conquistar se continuar a realizá-lo. Tente mostrar também outros procedimentos que possam ter mais a cara dele.
O cliente masculino e tímido
Não preciso repetir que esse mito de que homem não vai a clínicas de estética já caiu há muito tempo. Ainda assim, para alguns homens, entrar em uma delas causa certo constrangimento. Para tirar esse receio bobo, explique da melhor e mais convincente forma a importância de se cuidar, de manter uma aparência bacana e o que ele conseguirá com isso. Até o mais tímido ou ortodoxo homem tem um pouquinho de vaidade.
Não preciso repetir que esse mito de que homem não vai a clínicas de estética já caiu há muito tempo. Ainda assim, para alguns homens, entrar em uma delas causa certo constrangimento. Para tirar esse receio bobo, explique da melhor e mais convincente forma a importância de se cuidar, de manter uma aparência bacana e o que ele conseguirá com isso. Até o mais tímido ou ortodoxo homem tem um pouquinho de vaidade.
O cliente carente
Esse quer ser seu amigo no momento em que coloca o pé na clínica. Ele não está atrás apenas do serviço, mas de um momento para contar eventos do seu dia a dia, compartilhar detalhes – até íntimos – da sua vida. Eles podem drenar um pouco da energia dos seus funcionários, mas são mais fáceis de lidar e de conversar. Portanto, ofereça sempre um par de ouvidos atentos para que eles se sintam acolhidos.
O cliente fechadoEsse quer ser seu amigo no momento em que coloca o pé na clínica. Ele não está atrás apenas do serviço, mas de um momento para contar eventos do seu dia a dia, compartilhar detalhes – até íntimos – da sua vida. Eles podem drenar um pouco da energia dos seus funcionários, mas são mais fáceis de lidar e de conversar. Portanto, ofereça sempre um par de ouvidos atentos para que eles se sintam acolhidos.
O oposto do carente. Qualquer demonstração de intimidade não conquistada pode afugentar esse cliente. Dê espaço para que demonstre suas vontades e o que ele realmente busca. Daí você pode trabalhar no que pode sugerir como serviço ou produtos. REDAÇÃO PEGN
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