“O bacalhau bota milhares de ovos e ninguém toma conhecimento, enquanto
a galinha bota um ovo só, cacareja e todo mundo fica sabendo”. Este provérbio americano
deixa bem claro a necessidade de se comunicar. A comunicação é a hélice que
garante a decolagem do negócio. Para a pequena empresa este é um ponto
fundamental. O departamento de Comunicação da PUC de Minas Gerais publicou um
folheto destinado a mostrar importância da Comunicação. Na capa, a cara de um
bebê se esgoelando todo, acompanhado do slogan
‘o nosso primeiro gesto de comunicação’. E a comunicação se estende não
só ao publico externo (clientes) mais ao interno ( funcionários). Estes devem
ser informado em primeiro lugar do que esta acontecendo na empresa. Geralmente
são os últimos a saber das novidades, das campanhas, dos brindes a serem
distribuídos, etc, e como o consumidor ou cliente final é sempre cliente direto
dos funcionários há um vácuo, um erro grave de comunicação. Para não dizer
desperdício. Como podemos querer que nosso funcionários respirem vendas,
prestem assistência e atenda bem se não lhe damos a oportunidade do
conhecimento e informação sobre nos mesmos.
Fizemos uma campanha numa
concessionária de veículos e depois da propaganda estar pronta, a primeira
coisa que fizemos foi convidar os funcionários a assistirem ao comercial. Puxa!
Não tinha idéia da repercussão disto. Eles se sentiram como parte do processo e
muito motivados, fazendo até sugestões valiosas para a campanha. Isto é
sinergia.
Mas a história do comércio
tem dezenas de exemplos de grandes negócios que começaram com apenas pequenas
cordas vocais. O nosso problema é que quando a comunicação é feita, é malfeita.
Os folhetos mal elaborados, sem criatividade, como os panfletos que recebemos
nos sinaleiros. Sem eficácia. Para se ter uma idéia o Sebrae fez uma pesquisa
de balcão em 1996 e uma das perguntas era sobre os recursos destinados à
comunicação (divulgação e marketing) e este atingiu o índice de 0,3% do capital
conseguido em empréstimos. Ou seja, a cada 20.000 reais, 60 reais era usado
para comunicação. Ter um cartão de visita bem elaborado. Ter uma marca.
Estampar no envelope o slogan de campanha sociais e da empresa não é tão
dispendioso e é muito eficiente. Há exemplo bem sucedidos no Brasil aos quilos.
A comunicação empresarial da
pequena empresa precisa deixar de ser vista como ‘desperdício de dinheiro’ ou
‘coisa de grandes empresas’. O planejamento de comunicação é para o pequeno
negócio tão importante quanto o plano de vôo é para o piloto do avião. Um
lembrete: sem o comprometimento de nossos funcionários, jamais teremos uma
empresa de qualidade. Adenir Salla
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