Ganhar no grito


“O bacalhau bota milhares de ovos e ninguém toma conhecimento, enquanto a galinha bota um ovo só, cacareja e todo mundo fica sabendo”. Este provérbio americano deixa bem claro a necessidade de se comunicar. A comunicação é a hélice que garante a decolagem do negócio. Para a pequena empresa este é um ponto fundamental. O departamento de Comunicação da PUC de Minas Gerais publicou um folheto destinado a mostrar importância da Comunicação. Na capa, a cara de um bebê se esgoelando todo, acompanhado do slogan  ‘o nosso primeiro gesto de comunicação’. E a comunicação se estende não só ao publico externo (clientes) mais ao interno ( funcionários). Estes devem ser informado em primeiro lugar do que esta acontecendo na empresa. Geralmente são os últimos a saber das novidades, das campanhas, dos brindes a serem distribuídos, etc, e como o consumidor ou cliente final é sempre cliente direto dos funcionários há um vácuo, um erro grave de comunicação. Para não dizer desperdício. Como podemos querer que nosso funcionários respirem vendas, prestem assistência e atenda bem se não lhe damos a oportunidade do conhecimento e informação sobre nos mesmos.
Fizemos uma campanha numa concessionária de veículos e depois da propaganda estar pronta, a primeira coisa que fizemos foi convidar os funcionários a assistirem ao comercial. Puxa! Não tinha idéia da repercussão disto. Eles se sentiram como parte do processo e muito motivados, fazendo até sugestões valiosas para a campanha. Isto é sinergia.
Mas a história do comércio tem dezenas de exemplos de grandes negócios que começaram com apenas pequenas cordas vocais. O nosso problema é que quando a comunicação é feita, é malfeita. Os folhetos mal elaborados, sem criatividade, como os panfletos que recebemos nos sinaleiros. Sem eficácia. Para se ter uma idéia o Sebrae fez uma pesquisa de balcão em 1996 e uma das perguntas era sobre os recursos destinados à comunicação (divulgação e marketing) e este atingiu o índice de 0,3% do capital conseguido em empréstimos. Ou seja, a cada 20.000 reais, 60 reais era usado para comunicação. Ter um cartão de visita bem elaborado. Ter uma marca. Estampar no envelope o slogan de campanha sociais e da empresa não é tão dispendioso e é muito eficiente. Há exemplo bem sucedidos no Brasil aos quilos.
A comunicação empresarial da pequena empresa precisa deixar de ser vista como ‘desperdício de dinheiro’ ou ‘coisa de grandes empresas’. O planejamento de comunicação é para o pequeno negócio tão importante quanto o plano de vôo é para o piloto do avião. Um lembrete: sem o comprometimento de nossos funcionários, jamais teremos uma empresa de qualidade. Adenir Salla

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