4 dicas para
você organizar sua mesa de trabalho
Especialistas afirmam que a desorganização afeta sim a produtividade de
um profissional
Camila Lam, de exame
São Paulo – A mesa de
trabalho de uma pessoa pode contar muito de sua rotina e personalidade. Para
alguns, a bagunça pode ser organizada, mas para os especialistas, essa atitude
não é vantajosa para a imagem de um profissional e para sua carreira.
Para Ivo Corradi de
Abreu, consultor em organização, organizar a área do trabalho, seja no
escritório ou em casa, aumentará a eficiência pessoal e diminuirá o estresse.
“Quando você é cobrado de uma correspondência ou relatório que você nem lembra
se recebeu ou não, isso demonstra um descontrole no trabalho”, diz.
“O profissional
precisa se conscientizar de que a sua desorganização atrapalha sua
produtividade”, afirma José Luiz Cunha, engenheiro e fundador do portal OZ!
Organize sua vida.
Confira abaixo as
dicas dos especialistas:
1 Descarte e
limpe
Verifique se cada
objeto que está em sua mesa de trabalho tem utilidade e descarte tudo aquilo
que não pertence ao trabalho. Para Cunha, esse primeiro passo tem que ser
planejado, e com uma data marcada. “Chegue mais cedo ou saia mais tarde do
trabalho”, ensina.
2 Categorize
A melhor forma de organizar os papeis e documentos é classificá-los por
assuntos. “O ideal é que a mesa tenha a menor quantidade de papeis possível”,
diz Abreu.
Ele recomenda que uma
bandeja, por exemplo, sirva de caixa de entrada para as correspondências. Dessa
maneira, o profissional poderá gerenciar os papeis que viu e não viu.
3 Coloque as
coisas no lugar
Levar muito tempo
para achar algo que está precisando, além de ser uma perda de tempo pode ser
prejudicial para sua produtividade, uma vez que a perda de um documento ou contato
pode custar caro.
Para os
especialistas, uma gaveta pode servir de suporte para que você possa colocar
todos os trabalhos que precisam ser executados. Organizando dessa maneira, você
saberá onde os objetos estão.
4 Afaste os
objetos “inúteis”
“Deixe afastados os
arquivos, livros ou revistas que você não consulta há meses”, ensina Cunha. Mas
o bom senso prevalece quanto aos objetos pessoais, que para Abreu podem servir
de motivação para o profissional.
Por isso, evite
coleções de canecas, troféus ou de objetos muito pessoais. “Calendário, porta
lápis e até uma fotografia são bem vindos”, diz.
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