SÃO PAULO -
Comunicar ao profissional que ele será demitido da organização não é uma tarefa fácil, mas faz parte das funções do gestor.
Neste momento, em que as emoções ficam “à flor da pele”, é necessário ter
alguns cuidados.
Para a consultora
associada da Muttare, Roberta Yono Ebina, nesta hora é fundamental que o líder
aja com transparência. Pensando nisso, ela apontou algumas frases que
devem ser evitadas. Confira abaixo:
·
“Você sabe porque está sendo demitido”: épapel do líder esclarecer os motivos que
levaram a decisão. Mesmo que o profissional saiba porque está sendo demitido, o
gestor tem de apontar as razões.
·
“Você exagerou”: frases deste tipo revelam
julgamento por parte do líder. O gestor deve apenas descrever os fatos em
que o funcionário errou, mas eles devem ser isentos de julgamentos. Exemplo:
caso o profissional tenha gritado com alguém, o correto é dizer, exatamente
isso, e não, “você foi mal educado, exagerou e gritou com fulano”.
·
“Você não fez o que eu pedi”: isso revela que o
profissional trabalhava para atender aos interesses do líder e não da empresa. O gestor deve lembrar que todos na empresa
trabalham em função da empresa e não dele.
·
“Seu colega é melhor que você”: não envolva terceiros na
conversa. Se o profissional não atendeu às metas e aos resultados esperados,
isso deve ser esclarecido. De maneira alguma o gestor deve apontar que tal
pessoa alcançou o resultado esperado e quem está sendo demitido não.
·
“O RH está aqui para me ajudar”: o anúncio da
demissão deve ser feito apenas pelo líder, por isso não cabe ao departamento de
RH (Recursos Humanos) da empresa participar da conversa. O papel do RH é
treinar e capacitar o líder para que ele saiba agir em situações como esta. No
processo demissional, o RH só deve atuar para resolver os assuntos como
homologação, pagamento de salário, entre outros.
·
“A empresa está com um plano de corte de custos”: se realmente a
empresa está passando por um momento de crise, isto deve ser esclarecido, e o
gestor deve dizer que tantas pessoas serão demitidas. Caso não seja verdade,
usar de este artifício é um erro crucial e demostra que o gestor é covarde e imaturo,
ou seja, ele não está pronto para assumir um cargo de liderança.
Dia certo para demitir
O gestor também pode errar ao demitir o profissional em dias inapropriados, como aniversário e véspera de Natal. “Também não é legal demitir quando a pessoa perdeu alguém da família há poucos dias”, acrescenta a gerente de Recursos Humanos da Personal Service, Alexandra Morgado.
O gestor também pode errar ao demitir o profissional em dias inapropriados, como aniversário e véspera de Natal. “Também não é legal demitir quando a pessoa perdeu alguém da família há poucos dias”, acrescenta a gerente de Recursos Humanos da Personal Service, Alexandra Morgado.
Ela explica que não
existe uma data específica, mas o mais aconselhável é demitir em uma
sexta-feira, já que o profissional terá
o final de semana para refletir sobre o assunto e terá o apoio dos familiares e
amigos. “Nós temos que lembrar que a demissão mexe com a vida das pessoas, por
isso é importante ter cuidado e delicadeza neste momento”.
Por fim, a especialista aconselha que os líderes sempre optem por dar
feedbacks constantes aos seus colaboradores. Desta maneira, o colaborador
saberá se seu trabalho atende às expectativas da empresa e, caso não esteja,
ele terá chances de melhorar. Se não melhorar e for demitido, ele não será pego
de surpresa.
Por: Karla Santana Mamona
Nenhum comentário:
Postar um comentário